quarta-feira, 22 de julho de 2015

Folhas de fichário


Dizem que, antigamente, as meninas colecionavam papel de carta. Eu nunca vi um papel de carta, aliás, mal sei o que é uma carta (exceto boletos do plano de saúde e similares, é claro), mas imagino que esse lendário hábito deva ter alguma semelhança com o que algumas pessoas (eu inclusive) faziam lá pelos idos anos 2000... colecionar folhas de fichário.


Quando cheguei à 5ª série, meu objetivo de vida era usar fichário, porque fichário era o suprassumo do descolado e adulto e também porque até a 4ª série a gente era avisado no começo do ano de que era proibido usar fichário. E junto com esse maravilhoso mundo novo dos fichários, uma ampla gama de possibilidades. Afinal, as papelarias ofereciam os mais esdrúxulos adornados modelos de folhas de fichário, em um mundo de cores e temas diferenciados. Isso, claro, se você tivesse dinheiro pra comprar algo diferente daqueles modelos brancos básicos da Tilibra (ou, pior, da São Domingos).


Tinha pra todos os gostos mas, obviamente, o grande alvo eram as meninas, que adoravam coisas fofas e cheias de bichinhos, flores, lacinhos e tudo o mais. Até modelo da revista Atrevida tinha!


E haja Hello Kitty, Mickey e Ursinho Pooh, de preferência em cores diferentes pra diferenciar uma matéria da outra:


 

 

 

Turma da Mônica não podia faltar, claro:


 


Agora, vejam que mimo essa folha preta dos Looney Tunes, na qual você tinha que escrever com canetas prateadas ou douradas que custavam os olhos da cara:


Mas, se você não fosse tão lunático assim, podia comprar uma versão mais normal:


Reparem também nessa outra pérola. Folha de fichário do Leonardo. Sim, o "cantor":


Mas as minhas favoritas mesmo eram as folhas do South Park, que mostravam os personagens travestidos, vomitando, caindo de bêbados, transformados em lobisomem e situações igualmente adequadas a um contexto educacional:



Tanto eram minhas folhas favoritas que foram as que eu usei por mais tempo. Dois ou três anos, se não me engano, até que parou de chegar na papelaria que era do outro lado da cidade, diga-se de passagem ao módico preço de R$3,50 (e isso era muito, considerando o preço da coxinha na cantina da escola, na época, calculo que deveria ser uns R$10 em valores atuais).

Até achei uma folha com algumas questões de Geografia!

- Por que se faz queimada na Amazônia? 
- Para se controlar as ervas daninhas, ora!








8 comentários:

  1. Caraca! Minhas colegas e eu fazíamos coleção de folhas kkkkk Depois ficávamos exibindo as nossas coleções kkk

    ResponderExcluir
  2. hahaha céus! Que nostalgia senti agora! Lembro de uma moça era a popular por ter uma coleção linda de folhas até que eu tomei o título hahaha lembro que fiquei obcecada pra ter a coleção mais legal, afinal, várias outras meninas entrariam em contato com vc pra poder trocar. Era quase uma disputa haha infância...que saudades!

    ResponderExcluir
  3. Tempo bom, eu nao colecionava mas gostava de trocar só p/ dar uma variada nas folhas mesmo.. minha época de adolescente foi 1999-2006 bem no auge dessa moda dos ficharios. Tive looney tunes, snoopy, mickey.. kkkkk entre outras. Aquela rosinha da Monica é uma graça 🤗💗

    ResponderExcluir
  4. Eu tive praticamente todas essas folhas em 2005/2006. Quanta saudade da minha infância! Hoje quase não vejo folhas tão bonitas quanto essas, as de hj são bem mais simples. Acho que minha mãe jogou minha coleção porque eu não achei mais minhas folhas.

    ResponderExcluir
  5. Tenho até hoje minha coleção. Era da minha irmã e passou pra mim.
    Tenho uns 600 folha tudo diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Pode entrar em contato comigo pra negociar os algumas ???

      Excluir
  6. Wow! I love all your work. Hope you make more & THANK YOU for sharing!

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu era viciada em colecionar kkk que nostalgia, essa preta entao era o auge, tinha uma laranja da looney tons que era febre tbm

    ResponderExcluir